17ª edição da Brand Licensing Europe – BLE

BLE2015_Show_Dates(2)
A 17ª edição da Brand Licensing Europe – BLE, evento da indústria do licenciamento na Europa, aconteceu entre os dias 13 e 15 de outubro em Londres. Foi uma grande oportunidade para o encontro entre licenciadores, agentes de licenciamento, fabricantes, varejistas e empresas de ações promocionais das diferentes regiões do Velho Continente, assim como para a abertura de novos mercados já que a feira é visitada por executivos do mundo todo.

Lá estavam mais de 300 proprietários de marcas líderes apresentando seus respectivos portfólios. E a missão dos visitantes não é simples, mas é encantadora: conhecer e analisar quais licenças são promissoras e encontrar novas parcerias que possam incrementar o seu negócio.

O contexto da BLE agrada muito. Organizado, com estandes lindos e bem estruturados, ações bem aplicadas junto aos visitantes, painéis que contam as histórias das propriedades, muitos produtos exposto exemplificando o conceito das marcas, conteúdo relevante nas conferências…

Veja alguns insights importantes para o nosso cenário:

* Poucos visitantes brasileiros. Seja licenciador, agente, fabricante ou varejista. Acho que a BLE é uma ótima vitrine e indico um olhar mais atento às oportunidades apresentadas por lá.

*Propriedades infantis continuam representando boa parte do negócio. Lançamentos e complementos trazem bichinhos, animais, roteiros sombrios, temáticas de muita ação e aventura, meninas fashion, novelinhas, bandas de escolas…

* Lifestyle é crescente. Propriedades que agregam valor a produtos e acessórios deixando clara a qual tribo o consumidor pertence ganham cada vez mais espaço nos portfólios e nas prateleiras do mundo todo. Essa tendência já é visível no Brasil e, ao que tudo indica, crescerá muito nos próximos anos.

* Games estão com tudo. Há diversas opções que envolvem os jogos das mais diversas plataformas e consoles. Aqui esse nicho ganha cada vez mais representatividade e, consequentemente, produtos licenciados e pontos de venda. Estar perto desse público é uma boa opção para buscar ou reafirmar novos negócios.

* Marca Corporativa não é tendência. É uma verdade mercadológica em diversos países. No Brasil há empresas conseguindo bons resultados com essa linha, mas parece que ainda temos receio de investir nesse segmento. Minha sugestão é pesquisar como os outros países atuam com o licenciamento de marcas corporativas e analisar de que maneira podem ser inseridas em nosso mercado.

Veja algumas fotos da feira:

Screen Shot 2015-10-21 at 15.25.36

Fonte: EP Grupo



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *