As 5 maiores tendências do marketing social de 2015

Social-Media-MarketingDe acordo com uma pesquisa internacional realizada pela Social Media Examiner com 3720 profissionais de marketing digital, veja abaixo as cinco principais tendências que se destacaram ao longo desse ano na nossa área de marketing social.

1 – Facebook, Twitter e Linkedin são as redes mais importantes

A pesquisa descobriu que 93% dos respondentes estão usando o Facebook como ferramenta de marketing, mais do que qualquer rede de mídia social; Twitter é o segundo (79%), seguido pelo LinkedIn (71%).

Quando solicitado a escolher qual rede social é mais importante para o seu negócio, a maioria dos profissionais B2C escolheu o Facebook (65%); Twitter é o segundo (10%), seguido pelo LinkedIn (9%).

Já em B2B, o LinkedIn foi eleito como a rede social mais importante para o seu negócio (41%), seguido pelo Facebook (30%) e Twitter (19%).

2 – Fique atento ao Pinterest

A maioria dos respondentes já está bem consciente de que o Pinterest é uma excelente maneira de se conectar com certos grupos demográficos (mais especificamente mulheres) interessados em determinados temas (mais comumente moda, beleza e alimentos).

No entanto, a pesquisa descobriu que também existe um interesse significativo e crescente de usuários em outros setores. Por exemplo, no ano passado, o número de pins de carros e motos cresceu 118% e o de moda masculina aumentou em 96%.

3 – Facebook se tornou uma robusta plataforma de vídeos

Esse talvez tenha sido o acontecimento mais surpreendente da área de marketing social. O Facebook lançou sua plataforma de vídeos nativa e a adoção pelos usuários foi imediata e explosiva.

No primeiro trimestre de 2015, o Facebook já contabilizava cerca de 4 bilhões de visualizações por dia, acima dos 1 bilhão no terceiro trimestre de 2014. Além disso, metade dos usuários ativos assistem a pelo menos um vídeo por dia.

4 – E-commerce e mídias sociais: cada vez mais junto e misturado

Muitas das grandes redes sociais, incluindo Facebook e Twitter, criaram botões de compras diretamente em seus anúncios pagos nas plataformas móveis.

Some-se a isso o fato das principais empresas do setor como Paypal, Google e Apple estarem investindo pesado em facilitar cada vez mais o pagamento de compras através de celulares.

5 – Aplicativos de mensagens são cada vez mais populares

Nesse nosso mundo cada vez mais móvel, aplicativos de mensagens como WhatsApp, WeChat, Messsenger, etc estão se tornando diferenciais da comunicação, especialmente entre os mais jovens. 6 dos 10 aplicativos mais usados globalmente são aplicativos de mensagens.

Conclusão

Facebook, Twitter e Linkedin são redes sociais onde sua presença é quase que obrigatória. Mas fique de olho no Pinterest e Instagram.

Se você ainda não utiliza os aplicativos de mensagem, comece a pensar nisso seriamente.

Em termos de conteúdo, foque em vídeo.

E NUNCA se esqueça que o mundo é cada vez mais MOBILE.

Espero que tenha gostado das conclusões dessa pesquisa e que elas lhe ajudem a definir uma estratégia social mais eficiente para o seu negócio.

Fonte: Social Media Examiner e MDG Advertising



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *