FALANDO SOBRE MÍDIA: JORNAL

Une pile de journaux. Image pour la société d'information. Le pouvoir est dans le savoir. Il faut rester au courant des choses. Images illustrant l'intérêt pour l'actualité.

Com o surgimento da internet muitos meios de comunicação perderam espaço, inclusive o jornal. Muito se é falado que o jornal é um meio que pode ser extinto daqui a alguns anos por conta da nova maneira de buscar informações através da internet. Mas, por hora esse meio continua sendo um dos mais prestigiados entre as mídias no Brasil, principalmente em cidades espalhadas pelo interior do país.

Existem vários tipos de órgãos pelo país, desde jornais que abordam matérias com os estilos editoriais mais conservadores aos mais sensacionalistas. Também há uma gama de jornais locais ou regionais que possuem circulação diariamente ou periodicamente. A circulação de jornais periodicamente pode variar de semanal, quinzenal ou mensal. Cada órgão jornalístico possui determinada característica, assim como um tipo próprio de leitor.

As características de cada órgão jornalístico permitem que através do jornal as ações publicitárias sejam melhores direcionadas a um determinado perfil de publico. Como visto acima, cada jornal possui um determinado tipo de leitor. Isso tudo deve ser levado em consideração ao se escolher esse meio no planejamento de mídia de uma campanha publicitária. Por fim, o jornal possui outras vantagens que devem ser analisadas.

• Confira algumas das principais vantagens:

– Tradição e confiabilidade

Por ser um meio muito tradicional oferece grande credibilidade e transmite confiança à mensagem anunciada.

– Maleabilidade

No jornal há a possibilidade de um anúncio ser inserido, trocado ou cancelado de um momento para outro. Pode também ser adaptado às condições locais de uma determinada região.

– Diferentes possibilidades de segmentação

Existem jornais com diversos temas. Jornais sobre esportes, politica, economia, mercado e etc. Também há jornais que possuem circulação em apenas alguns lugares. Isto é, são encontrados em determinados municípios, regiões ou estados. Consequentemente torna-se mais fácil atingir um determinado publico pelo tipo de segmentação desejada.

– Provoca uma reação rápida

O estímulo que o jornal proporciona é capaz de provocar uma reação mais rápida no consumidor
Apesar das vantagens que um jornal pode possuir esse também é um meio de comunicação que detém certas desvantagens como qualquer outra mídia.

• Confira algumas das principais desvantagens:

– Vida curta

Os jornais são lidos às pressas durante a semana pela falta de tempo das pessoas. Também possuem vida útil muito curta. Isto é, o jornal de ontem é antigo.

– É estático

É óbvio, mas o jornal não possui as vantagens da publicidade televisiva como imagem, som e movimento. O jornal não possibilita a demonstração da ação ou produto.

– Reprodução

Poucos são os jornais que não sofrem de problemas de reprodução, especialmente em relação às cores. O tipo de papel utilizado em jornais prejudica a reprodução

– Circulação

A circulação do jornal na maioria dos casos é local. Isto é, um jornal com o conteúdo voltado para o estado de Minas Gerais não despertará o interesse no publico de São Paulo.
O jornal já foi um meio de comunicação no qual a publicidade veiculada nessa mídia era muito padronizada. Não se permitia fazer grandes anúncios devido ao padrão estabelecido pelos órgãos jornalísticos. Porém, para não perder anunciantes para outras mídias os jornais tiveram que mudar a mentalidade. Com o passar dos anos os jornais possibilitaram que os criativos ousassem mais em suas peças nesse meio. A consequência disso é que hoje é muito mais fácil criar uma peça diferenciada em um meio que já foi conhecido por ser padronizado. Veja alguns anúncios sensacionais realizados em jornais:

midia jornal 05midia jornal 01midia jornal 02midia jornal 03midia jornal 04

Artigo Original:  plugcitarios.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *