Publicidade Vs Marketing Vs Relações Públicas Vs Branding

ad+expert

Branding ainda é um assunto muito novo, uma área de estudo que ha 10, 15 anos atrás nem ao menos existia.

Quando me perguntam quais as reais diferenças entre publicidade, marketing e branding realmente é difícil de se explicar, pois tudo vai evoluindo, e no final vai ficando tudo parecido.

A publicidade hoje em dia se ocupa muito em estudar o perfil do consumidor, buscar um entendimento maior para poder oferecer soluções mais acertivas. O Marketing evoluiu também em muitos aspectos e criou diversas subdivisões: Marketing de relacionamento, Endomarketing, Orientado a produção, Orientado a vendas, Orientado ao cliente, Marketing holístico, Marketing societal, Marketing esportivo, promocional, educacional e centenas de outros que poderíamos citar.

A evolução também nos serviços de Relações Públicas também é notável, hoje utiliza-se de um ambiente todo formado para a divulgação de pessoas, produtos, empresas, personalidades e marcas para criar um ambiente de conforto e confiança nas informações.

Porém cada uma dessas ferramentas tem sua essência em si, embora elas todas hoje se misturem e trabalhem em conjunto. E baseando-se na essência em si de cada ferramenta, fiz o gráfico do post. Espero que ajude a entender melhor a função de cada uma e como ela funciona.

É importante ressaltar, que embora o branding utilize ferramentas de marketing, publicidade e relações públicas, seu foco está na GESTÃO em si, muito além de comunicação, mas integra toda a empresa numa nova filosofia que envolve identidade, pesquisa, valores e a maneira de comunicar.

Henrique Lantin



Uma resposta para “Publicidade Vs Marketing Vs Relações Públicas Vs Branding”

  1. Parabéns pelo texto, xará. Muito interessante!
    Aproveito pra compartilhar contigo um artigo q fiz há um tempo, seguindo o mesmo tema: http://garimpodeideias.com.br/blog/2011/05/o-branding-o-marketing-e-a-propaganda/

    Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *