Video explica o que é branding em 60 segundos

A importância do Branding para as empresas! 
Se você consegue distinguir com facilidade as marcas mostradas no video abaixo, mesmo sem que elas sejam explicitamente mostradas é porque os projetos de branding para foram bem elaborados. É muito além da Logo… são as cores, tipografia, elementos, formas, sons, ícones.

E você? tem um bom projeto de branding para sua empresa?
Contate a LantinDesign para juntos construirmos uma plataforma de marca eficiente, reconhecível e marcante!

O que é Marca?

A marca é o conjunto de características tangíveis e não tangíveis materializados em logo, grafismos, mascote, música, entre outras manifestações. Se gerenciadas adequadamente, trazem valor a marcadevido à influência causada na decisão de compra. A marca de uma empresa tem que sintetizar todos os valores e soluções para possíveis necessidades dos seus consumidores.

Branding…? O que é Branding?

Branding é o agrupamento de soluções que uma marca necessita para sobreviver no mercado. Ele abrange desde a criação de uma novamarca, na administração da mesma e no reposicionamento de marcasexistentes que passam por dificuldades. O Branding se divide nas seguintes etapas: Detalhamento do Público-Alvo, Posicionamento daMarca, Construção Multissensorial. 

Detalhamento do Público-Alvo

Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa. É o momento de descobrir quem é o público-alvo da empresa, segmentar ao máximo e pontuar com detalhes as características deste grupo. Pois só com estas informações será possível desenvolver um trabalho de Branding de forma precisa.

Posicionamento da Marca

Com o público-alvo bem definido e segmentado, é hora de descobrir qual será a melhor identidade de marca para atingí-los. Deve-se analisar este público para definir quais são as expectativas que eles têm sobre o produto ou serviço da empresa. Assim conseguiremos pontuar a personalidade que a marca deverá ter, como se fosse uma pessoa. Amarca tem que ter uma imagem “materna”? Ou ela deverá parecer um “garoto extrovertido”? São estas características subjetivas que farão os consumidores se identificarem com o produto ou o serviço oferecido pela empresa.

Construção Multissensorial

Já foi definido quem será o público-alvo e qual a imagem que a marca deve ter? Agora é o momento de construir a marca , ou retificá-la caso ela já exista. Deve-se nesse estágio, explorar TODOS os pontos de contato com o consumidor, ser multissensorial, abordando todos os 5 sentidos. Não basta apenas criar o logo, mas também pensar noaroma, na textura, som e, dependendo do caso, no paladar também! Pois só assim a empresa conseguirá atingir de forma eficiente a mente do publico-alvo definido anteriormente. Estamos acostumados a ver muitos anúncios e logotipos todos os dias, e isso já saturou a vida de todos. O resultado é a queda na eficiência apenas visual da marca.Marcas que exploram mais sentidos têm muito mais chances de serem memorizadas e absorvidas pela mente do consumidor.

Fontes: empreendedormoderno.com.br e Vimeo



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *